5 razões que o convencerão de ir para Torres del Paine no inverno
Por: Ladera Sur
Para muitos amantes da região, visitar a Patagônia no inverno pode ser um dos segredos mais bem guardados. O que torna esta estação tão ideal para visitar este canto sul do Chile? Descubra nesta lista!
Se até agora você nunca se tinha questionado a possibilidade de visitar o Parque Nacional Torres del Paine no inverno, deixe-nos lhe contar o que você se está perdendo. Porque sim … provavelmente como você, muitos outros tenham descartado o destino pensando no frio e no vento, famosos nesta região sul do Chile que podem chegar até 100 km/h. Mas você sabia que na verdade, no inverno há muito menos vento do que no verão na área? Isso ajuda a sensação térmica real não ser tão fria, mas é um pouco semelhante a Nova York em fevereiro.
Hoje, nós convidamos você a conhecer 5 razões que para nós fazem do inverno uma excelente época para visitar o Parque Nacional Torres del Paine e certamente o motivará a considerar este destino nos próximos meses.
1.Clima
Tal como falamos para você, durante o inverno o vento é de baixa intensidade e há até dias em que você nem sente ele. Além disso, há poucas precipitações e quando há, é provavelmente na forma de neve, assim que você poderá continuar com suas atividades e não terminar 100% molhado.
Embora faz muito frio (com temperaturas máximas de 5ºC e mínimas de -7ºC), não é nada que você não possa suportar se estiver bem equipado com roupas técnicas ou com roupas quentes adequadas, que garantam a impermeabilidade e que o protejam da água, vento e frio.
2.Paisagens só para você
Esqueça as hordas de turistas e os quase 250.000 visitantes que chegam durante a temporada de verão ao Parque Nacional Torres del Paine. No inverno, você pode visitar esta e outras atrações no seu próprio ritmo e sem ninguém por perto, exceto por um ou outro aventureiro. Imagine um parque nacional inteiro praticamente para você!
Claro que você tem que ter em mente certas coisas, como nem todas as trilhas no parque estarão abertas. Tanto os circuitos do W quanto do O ficam fechados para o público geral no inverno, a menos que você vá com um guia especializado. Portanto, se você ficar conosco, não terá com que se preocupar, pois todas as nossas explorações são conduzidas por um guia treinado em nossa própria escola de Guias. (Veja mais detalhes aqui).
E se você não é um fã do trekking de inverno, você pode preferir fazer alguns passeios a cavalo pelos arredores ou percorrer de carro os caminhos ao redor do parque e desfrutar a paisagem a distância, que nesta época do ano geralmente oferece céus maravilhosos.
3.Encontros selvagens
O silêncio, a pouca atividade humana e o clima, que obriga diversas espécies a descer de áreas de maior altura em busca de alimento durante esse período, proporcionam uma excelente oportunidade para avistamentos fortuitos com a fauna local como huemules, carpinteiros, raposas, pumas e guanacos que tendem a andar por ali como donos da fazenda.
4.Preços mais baixos
O inverno é baixa temporada na Patagônia, então prepare-se para aproveitar as vantagens econômicas que você tem em ralação a alta temporada. Além disso, como já falamos, permitirá que você desfrute de uma experiência ainda mais exclusiva.
5.Excelentes fotografias
Se você é um amante da fotografia, este é o momento ideal para experimentar. Não apenas você terá uma visão diferente desse popular e muito fotografado destino, agora coberto de neve. Além disso, ao amanhecer tarde, você não terá que sofrer por se acordar muito cedo para registrar aquelas luzes espetaculares que o amanhecer proporciona. E falando de luzes … nesta época a luz chega de forma horizontal ao maciço Paine, dando um brilho especial a esta famosa cadeia montanhosa.